Os lixos são gerados pelo estilo de vida da sociedade contemporânea. Todos concordam, no entanto, que o lixo é o espelho fiel da sociedade.O lixo são os restos das atividades humanas considerados pelos geradores como inúteis. Normalmente, apresentam-se sob estado sólido ou semi-líquido. Existe vários tipos de lixo: doméstico, hospitalar, público, industrial, eletrônico, comercial, etc... Aproximadamente 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico são gerados todo ano no mundo, representando 5% de todo o lixo gerado pela humanidade. Muito se tem discutido sobre as melhores formas de tratar e eliminar o lixo industrial, comercial, doméstico, hospitalar, nuclear etc... Estes tipos de lixos prejudicam muito o planeta Terra, pois matam as plantas, os animais e as pessoas, mas podemos mudar isso reciclando. Se reciclarmos não terá enchentes, doenças, poluição, etc...
O lixo doméstico nada mais é que o lixo que sai de nossas casas, como o vidro, o plástico, o orgânico e o papel, ele pode ser ‘’menos tóxico’’ que os outros tipos de lixos, mas é lixo, e deve ser tratado como tal. O lixo orgânico é todo resíduo de origem vegetal ou animal, ou seja, todo lixo originário de um ser vivo. Este tipo de lixo é produzido nas residências, escolas, empresas e pela natureza. Já o lixo inorgânico inclui todo material que não possui origem biológica, ou que foi produzida por meios não-naturais, como plásticos, produtos de metal, vidro, detergentes, etc... A maioria dos lixos inorgânicos possuem um grande problema: demoram muito tempo para serem decompostos. O lixo doméstico trazem doenças como cisticercose, cólera, disenteria, febre tifóide, filariose, giardíase, leishmaniose, leptospirose, peste bubônica, salmonelose, toxoplasmose, tracoma, triquinose e mais outras.
O lixo comercial é gerado pelo terceiro setor (comércio em geral) é aquele originado dos diversos estabelecimentos comerciais e de serviços, tais como, supermercados, estabelecimentos bancários, lojas, bares, restaurantes etc... O lixo desde estabelecimentos e serviços tem um forte componente de papel, plásticos, embalagens diversas e resíduos de asseio dos funcionários, tais como, papel toalha, papel higiênico etc...
O Lixo Público é originado dos serviços de limpeza pública, limpeza de praias, terrenos, córregos em outros.Este tipo de lixo e principalmente pelos dejetos jogados no chão, praia, nas bocas-de-lobos entre outros.
O Lixo industrial é o lixo que resulta dos processos de produção das industrias, ele varia de acordo com a industria, assim industrias metalúrgicas, alimentícias, químicas tem um lixo bem diferente, requerendo assim um tratamento especial. Por exemplo, na industria alimentícia os refugos (produção que não pode ser aproveitada) é vendida para fabricas de ração animal. Industrias metalúrgicas e de plásticos vende seu refugo para serem reciclado por outras empresas. As industrias químicas porem precisam tratar seu rejeito, isso muitas vezes requer altos investimentos. O problema é quando ele não é tratado sendo jogado em rios ou queimados, o que polui o meio ambiente. Mas com investimento isso pode ser revertido, um exemplo bom é a cidade paulista de Cubatão que na década de 80 sofreu com a poluição e hoje graças ao investimento e pesquisa esta conseguindo reverter esse quadro.
O lixo eletrônico vem normalmente, de pessoas que não querem mais computadores, celulares, impressoras, fornos, microondas...Os equipamento rejeitados são, na maioria dos casos, reduzidos à condição de lixo (lixo eletrônico ou "e-waste") e têm como destino o lixo comum, chegando aos aterros sanitários ou lixões.
Lixo hospitalar é o lixo que resulta da manipulação em hospitais e clínicas, e formado em sua maioria por, seringas, agulhas, luvas, fraudas, sondas, cateteris e demais materiais descartáveis. Esse lixo representa um grande perigo a saúde, uma vez que pode estar contaminado com microorganismos causadores de doenças. Esse lixo deve ser recolhido por empresas especializada, seu destino é o incinerador onde é queimado.
Aterros Sanitários é uma espécie de depósito onde são descartados resíduos sólidos (lixo) provenientes de residências, indústrias, hospitais e construções. Grande parte deste lixo é formada por não recicláveis. Porém, como a coleta seletiva ainda não ocorre plenamente, é comum encontrarmos nos aterros sanitários plásticos, vidros, metais e papéis.Os aterros sanitários são na maioria das vezes construídos longe das cidades, isto ocorre por causa do mal cheiro e da possibilidade de contaminação do solo e das águas subterrâneas. O lixo hospitalar causa AIDS, hepatite, tuberculose e hanseníase.
Os lixões também são depósitos de lixo, sem nenhum tratamento, com a diferença de que são autorizados pelas Prefeituras, é por isso que ainda temos tantos lixões. No Brasil esse problema é gravíssimo, pois cerca de 80% dos municípios deposita seu lixo em lixões. Esses depósitos causam poluição do solo, das águas que bebemos e do ar, pois as queimas espontâneas são constantes. |
Muita gente pensa que, se o lixão está longe de sua casa, ele não está lhe causando problemas. Isso é um grave engano. A poluição causada por um lixão atinge muitos e muitos quilômetros em volta, ou até mais, já que as águas e o ar movimentam-se.
O lixão traz ainda mais um problema: atraem a população mais carente e desempregada, que passa a se alimentar dos restos encontrados no lixo e a sobreviver dos materiais que podem ser vendidos. Esse tipo de degradação humana não pode mais ser permitida, e somente a erradicação total dos lixões vai solucionar essa situação.
Incineradores são grandes fornos onde o lixo sofre uma queima controlada, com filtros para evitar que os gases formados na combustão dos materiais atinge e poluem a atmosfera. Eles tem a grande vantagem de reduzirem o volume do lixo em até 85%, mas mesmo assim existe uma sobra de cinzas e dejetos (os outros 15%), que precisam necessariamente ser levados para um aterro sanitário. Os incineradores têm alto custo de implantação, manutenção e operação e existe muita polêmica sobre a segurança dos sistemas de filtragem, pois há evidências de que mesmo pequenas falhas podem liberar gases altamente tóxicos, causadores de câncer. Os incineradores são entretanto a forma mais indicada de tratamento para alguns tipos de lixo, como os resíduos hospitalares e resíduos tóxicos industriais.
Fontes:
http://preservacao.spaceblog.com.br/63715/Lixo-comercial/ ; http://www.ib.usp.br/coletaseletiva
http://friendsddpk.pbworks.com/lixo
http://www.youtube.com/watch?v=5Owhv11bwPE ;
http://pt.shvoong.com/social-sciences/anthropology/1666561-lixo-eletrônico/ ; http://mundodolixo.tripod.com/index_arquivos/page0005.htm
http://www.youtube.com/watch?v=5Owhv11bwPE
http://www.achetudoeregiao.com.br/lixo_recicle/lixoes_e_saude.htm
http://preservacao.spaceblog.com.br/63715/Lixo-comercial/ ; http://www.ib.usp.br/coletaseletiva
http://friendsddpk.pbworks.com/lixo
http://www.youtube.com/watch?v=5Owhv11bwPE ;
http://pt.shvoong.com/social-sciences/anthropology/1666561-lixo-eletrônico/ ; http://mundodolixo.tripod.com/index_arquivos/page0005.htm
http://www.youtube.com/watch?v=5Owhv11bwPE
http://www.achetudoeregiao.com.br/lixo_recicle/lixoes_e_saude.htm





