Páginas

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Grupo 1 - Lixos


LIXO

São os restos das atividades humanas considerados pelos geradores como inúteis. Normalmente, apresentam-se sob estado sólido ou pastoso.http://friendsddpk.pbworks.com/Lixo

Mas o lixo pode ser reciclado o que quer dizer que pode ser reutilizado. O papel, o plástico, o vidro e o metal são os materiais que podem ser reciclados.Cerca de metade de todo material descartado como lixo pode ser recuperado como matéria-prima, sendo reutilizado na fabricação de novos produtos. Se no dia 7 de Novembro a lei for aprovada no senado o lixo ganhará valor econômico e sofrerá grandes transformações no país, todos terão acesso ao lixo como empresas, população e governo.

Os lixos que geralmente eram jogados ao mar, rios e a céu aberto agora terão um novo destino, a reciclagem. Lixo para quem não sabe são as coisas que as pessoas não querem mais, não usam mais ou não tem utilidade.

Existem vários tipos de lixo, entre eles o lixo doméstico, que é o de nossas casas ; lixo comercial(lojas), lixo industrial(indústrias); lixo hospitalar(hospitais) e as baterias e pilhas.


http://reciclagemdolixo.blogspot.com/ http://www.amigosdomeioambiente.jex.com.br/reciclando/pensando+em+reciclagem








Lixo Comercial


Gerado pelo 3º setor (todo tipo de comércio).O lixo comercial é todo resíduo originado dos diversos estabelecimentos comerciais e de serviços, tais como supermercados, estabelecimentos bancários, lojas, bares, restaurantes, etc.


Estes resíduos consistem, principalmente, em vários tipos de papel e plásticos, sendo que seu destino mais adequado seria o encaminhamento para a reciclagem, uma vez que estes materiais são largamente
reaproveitados e tem um bom valor comercial, sendo o objeto de desejo de centenas de catadores de lixo, pois é deste resíduo que eles tiram o sustento de suas famílias e assim contribuem com a Proteção do Meio
Ambiente.

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.porto.taf.net/dp/files/20060514-lixo.jpg&imgrefurl=htt


LIXO DOMÉSTICO
Também é chamado de lixo domiciliar ou residencial, originado da vida diária das residências.Constituído principalmente de restos de alimentos(tais como cascas de frutas, verduras, etc.), embalagens plásticas, papéis em geral, plásticos, produtos deteriorados, jornais, revistas, garrafas, embalagens em geral, papel higiênico, fraldas descartáveis e uma grande diversidade de outros itens. Pode conter alguns resíduos tóxicos como produtos de limpeza.

Em alguns edifícios é possível encontrar latas de reciclagem que muitas vezes não respeitadas.





LIXO PÚBLICO
Composto por folhas em geral, galhos de árvores, papéis, plásticos, entulhos de construção, terras, animais mortos, madeiras e móveis semi-destruídos, restos de podas de plantas, restos de vegetais diversos, embalagens, etc.
 
LIXO HOSPITALAR
O lixo hospitalar que é produzido nas salas de cirurgia, nas clínicas dentárias, nos laboratórios de análises, nos ambulatórios e até em clínicas e laboratórios não hospitalares, além de biotérios e clinicas veterinárias.Ele é constituído por seringas, curativos, luvas descartáveis, alimentos de enfermos, restos de limpeza de salas de cirurgia, gazes, ataduras, peças anatômicas. Tomar cuidado com o lixo porque ele pode estar contaminado com vírus ou bactérias que trazem doenças como a tuberculose por isso O lixo hospitalar, sempre, deverá ser incinerado.
 

mafiadolixo.com


LIXO INDUSTRIAL
É produzido pelas atividades industriais, tais como: o metalúrgico, o químico, o petroquímico, o de papelaria, da indústria alimentícia, etc.

O lixo industrial é bastante variado, podendo ser representado por cinzas, lodos, óleos, resíduos alcalinos ou ácidos, plásticos, papel, madeira, fibras, borracha, metal, escórias, vidros, cerâmicas. Nesta categoria, inclui-se grande quantidade de lixo tóxico. Esse tipo de lixo necessita de tratamento especial pelo seu potencial de envenenamento.






Mostra lixo chamado "lama amarela", sendo jogada fora, nas costas do norte da França. Todos os dias, uma companhia francesa jogas 2000 toneladas dessa lama no Canal.O lixo tóxico pode causar grandes danos à natureza e aos homens, principalmente se for produzido em grandes quantidades.





LIXO ELETRÔNICO
Resíduo eletrônico ou lixo eletrônico (termo que não deve ser confundido com spam), é o nome dado aos resíduos gerados pela rápida troca de equipamentos eletrônicos por mais modernos ou até mesmo se quisermos descartar equipamentos que não queremos mais.Ele é formado principalmente por televisores,telefones, telefones celulares, computadores, geladeiras entre outros.E se descartado em lugares errados pode até liberar substâncias tóxicas que chegam aos lençóis freáticos que mais tarde essa água consumida pelo homem pode trazer vários riscos a saúde como o câncer.
  
DESTINO DO LIXO

INCINERADOR
A incineração é um processo de combustão controlada para transformar resíduos sólidos, líquidos ou gasosos em dióxido de carbono, outros gases e água, reduzindo significativamente o seu peso e o volume inicial.

A incineração resulta num resíduo sólido constituído de materiais incombustíveis que devem ser dispostos a aterros sanitários ou reciclados.Os incineradores tem vantagem de poderem ser localizados em qualquer ponto, desde que sejam bem projetados e operados.O lixo que vai para o incinerador geralmente é o hospitalar, pois é o unico jeito de combater os virus e bactérias que trazem doenças,mas em compensação através da combustão ele solta gases em exesso que causam o efeito estufa .


 
ATERROS SANITÁRIOS
Trata-se de um processo para a disposição de resíduos sólidos no solo, que fundamentado em critérios de engenharia e normas operacionais específicas, permite um confinamento seguro em termos de controle de proteção ambiental e proteção à saúde pública.


IMPLANTAÇÃO DO ATERRO SANITÁRIO


Compreende, dentre outras, as atividades de escolha da área, elaboração do projeto, licenciamentos ambientais, limpeza do terreno, obras de terraplenagem, acessos, impermeabilização utilizando material geossintético, drenagem e obras de construção civil.



 

OPERAÇÃO DO ATERRO SANITÁRIO

Compreende o espalhamento, compactação, cobertura e drenagem dos resíduos, monitoramento do sistema de tratamento de efluentes, monitoramento topográfico e das águas, manutenção dos acessos e das instalações de apoio.





Após a coleta, o lixo é descarregado no Aterro Sanitário. 






O lixo é compactado com trator, formando uma célula, que será recoberta com argila



.

Ao final, o lixo fica protegido do espalhamento pelo vento e da ação de moscas, ratos, baratas, etc.

Fonte: www.engepasaambiental.com.br

A disposição mais adequada para os resíduos sólidos urbanos é o aterro sanitário que antes de iniciar a disposição do lixo tem o terreno preparado previamente com o nivelamento de terra e com o selamento da base com argila e mantas de PVC, esta extremamente resistente. Desta forma, com essa impermeabilização do solo, o lençol freático não será contaminado pelo chorume. Este é coletado através de drenos de PEAD, encaminhados para o poço de acumulação de onde, nos seis primeiros meses de operação é recirculado sobre a massa de lixo aterrada. Depois desses seis meses, quando a vazão e os parâmetros já são adequados para tratamento, o chorume acumulado será encaminhado para a estação de tratamento de efluentes. A operação do aterro sanitário, assim como a do aterro controlado prevê a cobertura diária do lixo, não ocorrendo a proliferação de vetores, mau cheiro e poluição visual.






LIXÕES

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico realizada pelo IBGE em 2000, coleta-se no Brasil diariamente 125,281 mil toneladas de resíduos domiciliares e 52,8% dos municípios Brasileiros dispõe seus resíduos em lixões.


Um lixão é uma área de disposição final de resíduos sólidos sem nenhuma preparação anterior do solo. Não tem nenhum sistema de tratamento de efluentes líquidos - o chorume (líquido preto que escorre do lixo). Este penetra pela terra levando substâncias contaminantes para o solo e para o lençol freático. Moscas, pássaros e ratos convivem com o lixo livremente no lixão a céu aberto, e pior ainda, crianças, adolescentes e adultos catam comida e materiais recicláveis para vender assim podem contrair doenças como: a amebíase e a hepatite A. No lixão o lixo fica exposto sem nenhum procedimento que evite as consequências ambientais e sociais negativas.



http://www.lixo.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=144&Itemid=251


CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DO ACÚMULO DO LIXO 

O acúmulo do lixo pode causar danos ao meio ambiente por exemplo: poluição dos mananciais, poluição do ar, assoreamentos, presença de vetores(moscas, baratas, ratos mosquitos e pulgas), presença de aves(colisão com aviões a jato) e problemas estéticos e de odor.E podem ser prejudiciais à saúde.E o lixo urbano é uma das maiores preocupações de ordem sanitária e ambiental.O acúmulo do lixo nas ruas pode causar enchentes ao chover, pois o lixo vai tapar os bueiros e o acúmulo do lixo nos rios e lagos pode causar a morte de animais aquáticos e a morte de animais que se alimentam nos rios e lagos. 



Comentários Teresa